Compartilhe este texto

Estudo aponta que consumo de pipoca de micro-ondas pode causar Alzheimer

Por Portal do Holanda

08/04/2022 10h47 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

O consumo excessivo de pipoca de micro-ondas que tenha diacetil na composição pode causar danos cerebrais como Alzheimer. Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) analisaram cérebros de ratos após ingerirem o diacetil, substância que dá aroma e sabor de manteiga à pipoca de micro-ondas.

O pesquisador Lucas Ximenes explicou que existe a tendência do diacetil causar danos ao cérebro. "As alterações verificadas no cérebro dos ratos podem estar relacionadas ao surgimento de demência e câncer", disse ele em entrevista ao G1.

De acordo com Ximenes, o diacetil afetou cérebros de ratos fêmeas e machos, causando danos mais expressivos no hipotálamo. "Precisamos tomar cuidado e nos preocupar cada vez mais com a qualidade da nossa alimentação. Claro que comer esporadicamente certos alimentos não tem problema, mas alguns prazeres em excesso podem fazer mal", comentou.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar