Compartilhe este texto

Conheça os sintomas da Síndrome de Guillain-Barré, doença incurável em surto no Peru

Por Portal Do Holanda

10/07/2023 10h27 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Freepik

Neste domingo (9), o governo do Peru declarou emergência nacional de saúde por 90 dias, em razão de um surto de síndrome de Guillain-Barré que matou quatro pessoas. A síndrome é uma condição neurológica rara, autoimune, em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico causando uma inflamação dos nervos que resulta em fraqueza muscular, formigamento e até paralisia.

Os sintomas são geralmente motores e começam pelos pés, depois atingem as pernas e posteriormente os braços, podendo progredir rapidamente ao longo de dias ou horas.

Confira os sintomas comuns da síndrome de Guillain-Barré:

Fraqueza muscular: A fraqueza é o sintoma principal da SGB e geralmente começa nas pernas antes de se espalhar para os braços. Pode variar de leve a grave e, em alguns casos, levar à paralisia dos músculos respiratórios, exigindo suporte respiratório.

Formigamento e sensações anormais: Muitas pessoas com SGB experimentam sensações de formigamento, dormência ou dor nos membros afetados. Essas sensações podem ser leves ou intensas.

Dificuldade de coordenação e equilíbrio: A fraqueza muscular causada pela SGB pode levar a dificuldades na coordenação motora, dificuldade em andar, tropeçar ou até mesmo cair.

Reflexos diminuídos ou ausentes: Os reflexos tendem a estar diminuídos ou ausentes nos estágios iniciais da SGB. Isso ocorre porque os nervos que transmitem os sinais dos reflexos podem estar comprometidos pela doença.

Dor muscular: Algumas pessoas com SGB experimentam dores musculares intensas, semelhantes às dores causadas por exercícios físicos extenuantes.
Dificuldade para respirar e engolir: Em casos mais graves, a fraqueza muscular pode afetar os músculos responsáveis pela respiração e pela deglutição, o que pode levar a dificuldades respiratórias e alimentares.

Quais as causas da doença?

A causa exata da SGB ainda não é completamente compreendida, sabe-se que a síndrome pode ser desencadeada por uma resposta imunológica anormal a infecções anteriores, principalmente infecções bacterianas e virais. Alguns dos agentes infecciosos associados à síndrome incluem:

Infecções respiratórias superiores: Vírus como o vírus Epstein-Barr, vírus da gripe e vírus sincicial respiratório (VSR) foram associados à SGB.

Infecções intestinais: Bactérias como o Campylobacter jejuni, que causa intoxicação alimentar, têm sido identificadas como uma causa comum da SGB.

Infecções virais: Além dos vírus respiratórios mencionados acima, outros vírus como o vírus Zika, vírus da hepatite, vírus da varicela-zoster e citomegalovírus também foram relacionados à síndrome.

Os sintomas da síndrome de Guillain-Barré podem progredir rapidamente, atingindo seu ponto máximo em algumas semanas e depois se estabilizando. Caso alguém que você conheça apresente esses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico, pois é uma condição grave que requer cuidados médicos especializados.

Veja Também:

Peru declara estado de emergência em meio a surto de Síndrome de Guillain-Barré

Arritmias cardíacas são a principal causa de morte súbita no Brasil


; saiba como prevenir


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar