Compartilhe este texto

Cientistas relacionam confinamento com causa de hepatite aguda grave em crianças

Por Portal do Holanda

26/04/2022 15h26 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Pixabay

Pesquisas recentes indicam que a alteração genética de uma categoria de adenovírus, o confinamento e sequelas da Covid-19 podem estar causando o número crescente de casos de inflamação aguda grave do fígado em crianças.

Conforme a infectologista Meira Chand, os casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças tem como causa provável uma estirpe de adenovírus. “A informação reunida pela nossa investigação sugere de forma crescente que o aumento súbito de casos de hepatite está ligado a infecção por adenovírus”, disse Chand à BBC.

No total, foram 169 casos de hepatite aguda diagnosticada em crianças e a principal hipótese é de que tenha acontecido uma alteração genética desta estirpe F41 do adenovírus que possa causar uma inflamação no fígado. No entanto, é possível afirmar que por trás desta hepatite aguda agora diagnosticada não estão os vírus que normalmente causam as hepatites (do tipo A, B, C, D ou E).

Existem indícios de que a pandemia pode ter tido alguma influência, já que os confinamentos sucessivos e outras restrições deixaram as crianças menos expostos a vírus, o que pode resultar em uma resposta imunitária incompatível com o fim das medidas para impedir o contágio da covid-19.

Importante ressaltar que os pesquisadores descartaram qualquer relação da hepatite aguda de origem desconhecida com a vacina contra a covid-19, pois a maioria das crianças que sofre com problemas hepáticos não foi sequer vacinada, por estar abaixo do limite de idade.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar