RIO — Uma operação da prefeitura interditou na manhã desta quarta-feira o Bar Riba, na esquina das ruas Dias Ferreira e General Urquiza, no Leblon, Zona Sul. Segundo a Superintendência da Zona Sul, desde que foi aberto, em abril de 2016, o estabelecimento vinha desrespeitando diversos itens da legislação municipal e, por isso, já havia recebido 26 multas. Nesta terça-feira, os agentes foram ao local cumprir um edital de interdição. De acordo com Marcelo Maywald, Superintendente da Zona Sul, além de realizar modificações internas no imóvel — o prédio integra a Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do Leblon — os proprietários da casa haviam fixado mesas e cadeiras na área frontal do prédio, criando uma espécie de varanda.
Moradores do bairro já haviam realizado pelos menos dois protestos em frente ao local no ano passado.
— Vínhamos recebendo centenas de reclamações dos moradores do Leblon. A casa construiu um piso irregular na frente, onde prendeu mesas e cadeiras. E à noite ainda espalhava mesas e cadeiras pelas calçadas, atrapalhando a circulação de pedestres. Eles também usavam caixas de som com amplificadores e extrapolavam o horário permitido de funcionamento, com música alta e barulho até de madrugada. A prefeitura praticamente emitia multas toda semana, mas eles não respeitavam as determinações. Hoje viemos aqui para demolir o que havia de irregular e interditar o prédio — explicou Marcelo Maywald, que não informou o valor total de multas emitidas.
Para Regina Regina Araújo, do Movimento Calçadas Livres, a interdição do bar causou um grande alívio na vizinhança:
— É uma grande vitória. Estamos há um ano e meio tentando resolver este problema. Quando começaram os abusos, barulho e mesas nas calçadas, um grupo de moradores procurou os donos do bar para tentar resolver a questão, mas eles nunca foram receptivos. Então apelamos para a prefeitura: fizemos centenas de ligações para o 1746, entramos com processos administrativos e fizemos protestos. Acho importante os cariocas lutarem por seus direitos —diz Regina.



Aviso