Rara baleia jubarte albina é avistada na Austrália
SYDNEY — Turistas que participaram de um passeio para o recife Upolu, na costa do estado australiano de Queensland, tiveram uma grata surpresa durante a viagem de volta. Migaloo, uma das duas únicas baleias jubarte brancas conhecidas, passou nadando calmamente ao lado da embarcação num raro avistamento. As imagens foram publicadas no Facebook e noticiadas pela imprensa local.
— O brilho branco vindo em sua direção, é indescritível — contou Paul Faherty, um dos membros da tripulação do barco, em entrevista à emissora 7 News.
O passeio foi promovido pela Ocean Free & Ocean Freedom, a uma pequena ilha na Grande Barreira de Corais. O avistamento é considerado raro, e sempre comemorado por ambientalistas. Desde que foi visto pela primeira vez, em 1991, o macho Migaloo foi flagrado em menos de 50 oportunidades.
Os cientistas estimam que Migaloo tenha 26 anos de idade, um feito para um animal albino na natureza. A falta de pigmentação chama a atenção dos humanos, mas também dos predadores. Além da perda da camuflagem, os animais albinos também sofrem normalmente com problemas de visão.
Nos primeiros avistamentos, pesquisadores questionavam se Migaloo fosse realmente albino ou sofresse de alguma dornça. Mas um estudo de DNA realizado pelo Centro Australiano de Mamíferos Marinhos confirmou o albinismo.
Além de Migaloo, um outro filhote de baleia jubarte albino foi avistado há alguns anos, também na costa de Queensland. Ele foi batizado como Chalkie, mas também é conhecido como Migaloo Júnior.