Compartilhe este texto

Quem decidirá o candidato de 2026 é Bolsonaro, diz Valdemar em propaganda na TV

Por Folha de São Paulo

16/06/2024 13h15 — em
Política



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em inserção veiculada pelo partido na TV que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é quem escolherá o candidato à Presidência da República pela legenda em 2026, caso sua própria candidatura seja impossibilitada.

Ele afirmou ainda que é Bolsonaro quem "tem os votos" e que a sigla, segundo ele, a maior do país, deve isso a ele.

"Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro. Nós devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil", afirmou Valdemar na propaganda política.

A peça foi ao ar no sábado (15). Apesar da inserção, Valdemar e Bolsonaro estão proibidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de se falar desde fevereiro, após a Operação Tempus Veritatis, que investiga a trama de um golpe de Estado para impedir a posse de Lula (PT) e manter o então mandatário no Palácio do Planalto.

A menção do presidente da legenda à hipótese de Bolsonaro não concorrer se refere à inelegibilidade até 2030, declarada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no ano passado por uso político do evento de comemoração do Sete de Setembro e por difundir mentiras sobre a urna eletrônica em reunião com embaixadores.

O ex-mandatário, entretanto, disse a pelo menos três pessoas que aposta em recursos na corte eleitoral para reaver o direito de se candidatar à Presidência em 2026. O discurso é visto mais como um aceno à militância do que como uma esperança real.

As projeções feitas por Bolsonaro também esbarram em dificuldades jurídicas -sobretudo no Supremo.

No campo da direita, são cogitados como presidenciáveis para 2026 governadores que apoiam o bolsonarismo: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política