Compartilhe este texto

Lula indica Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

Por Portal Do Holanda

27/11/2023 13h33 — em
Política


Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Flávio Dino, ministro da Justiça, é o escolhido para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. Paulo Gonet, procurador-geral-adjunto, deve ser escolhido o novo procurador-geral da República.

A escolha de Dino frustra movimentos que defendiam a indicação de uma mulher ou de uma pessoa negra para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (27) as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

As duas indicações serão enviadas ao Senado Federal e devem seguir rito parecido. Os indicados passam por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também vota as indicações. Os nomes têm que ser aprovados, ainda, pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos "sim".

Ao enviar os nomes agora, o governo Lula tenta garantir que o Senado avalize as escolhas ainda antes do recesso do Legislativo, que começa em menos de um mês. Se isso não acontecer, a aprovação e a posse das novas autoridades deve ficar para fevereiro ou março de 2024.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política