Vila de Paricatuba agora é patrimônio histórico
A Vila de Paricatuba, localizada no município de Iranduba (a 25 km de Manaus), é declarada Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, por meio da lei nº 4.260, de autoria do deputado Luiz Castro (REDE), promulgada no dia 17 deste mês.
O reconhecimento de Paricatuba como patrimônio histórico imaterial, segundo Luiz Castro, assegura a proteção da memória da comunidade, marcada pela edificação do prédio Belizario Pena, resguardando também a vivência coletiva, as manifestações e práticas culturais dos seus moradores.
“Apesar das ruínas, Paricatuba guarda um patrimônio que precisa ser preservado porque conta a história da vinda dos italianos, dos religiosos, e dos portadores de hanseníase, que ali viveram um longo período de segregação, isolados da convivência de seus familiares e da sociedade”, ressalta o deputado. “Além disso, a vila possui sítios arqueológicos e atrativos turísticos”, completa.
História da vila
A importância histórica da vila de Paricatuba remonta ao século 19, com a construção do imponente prédio Belizario Pena, em 1898, no apogeu econômico da borracha, destinado a receber os imigrantes italianos que vieram em busca de trabalho no Amazonas.
O suntuoso prédio de sólida arquitetura colonial, hospedou os italianos e mais tarde funcionou como sede do Liceu de Artes e Ofício de Paricatuba, onde os moradores da vila aprendiam com padres franceses o ofício da marcenaria, construção civil e das artes. As instalações também serviram como casa de detenção. Mas a memória do prédio ainda ficaria marcada por abrigar os portadores de hanseníase, a partir de 1924. Numa época em que o mal de Hansen era uma doença temida por todos, as autoridades de Saúde, usaram o prédio por cerca de 60 anos para isolar os doentes, que além das graves sequelas causadas pela moléstia, sofreram os horrores da segregação social.
A década de 70 registrou o declínio de Paricatuba. O prédio outrora luxuoso, foi abandonado e se transformou em ruínas. Hoje, o local é visitado por turistas interessados em conhecer a história e o que restou do prédio Belizario Pena, além das belezas naturais da vila.
Sítios arqueológicos
A comunidade de Paricatuba se reveste de importância histórica e cultural também pela existência de sítios arqueológicos, que revelam o passado dos povos que habitaram a região. Peças e artefatos indígenas encontrados em várias partes da vila, merecem o estudo e a pesquisa sobre as tradições ancestrais indígenas do Amazonas.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.