Condição estratégica da Amazônia é destaque em sessão no CMA

Por Portal do Holanda

23/10/2015 15h56 — em

A condição estratégica da Amazônia e de suas riquezas naturais para o Brasil e para o mundo foi o tema do discurso do presidente deputado estadual Josué Neto (PSD), na abertura da sessão especial realizada pela  Aleam, nesta sexta-feira (23), na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA). Para o comandante militar da Amazônia, general de Exército Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, o fato não é inédito só na região, mas em todo o país, sendo a primeira vez que o Poder Legislativo faz uma sessão dentro de uma unidade militar.

Fazendo um resumo da abrangência da Amazônia no continente sul americano e no território brasileiro, o presidente Josué Neto destacou a importância da existência e das ações do CMA na região, como guardião dos mais de 11 mil quilômetros de fronteira com sete países. Diante da situação de escassez de minérios, alimentos e água, que vive o mundo atual, Josué disse que as reservas naturais, especialmente o ‘oceânico’ potencial aquífero da região, fazem crescer a cobiça internacional sobre a Amazônia, cujos 11 mil quilômetros de fronteiras com sete países, são protegidos pelos contingentes do CMA. Para o presidente, a sessão especial, além de estreitar os laços institucionais entre o poder político e o poder militar, contribui para reforçar o apoio político à causa da defesa da Amazônia pelos militares, que é de todos os brasileiros. O deputado Josué Neto definiu a sessão da Aleam como inovadora e histórica, tanto pelo fato de ser a primeira vez que acontece dentro de uma unidade do Exército, quanto pelo fato de unificar duas forças representativas da Nação, que caminharam por rotas paralelas ao longo da história brasileira.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+