Aleam realiza seminário sobre moradia popular

Por Portal do Holanda

23/10/2015 13h28 — em

O Seminário Moradia Popular que ocorrerá neste sábado (24), às 9h, contará como palestrante a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, que é socióloga especialista em planejamento e gestão. O debate é  promovido pelos deputados José Ricardo Wendling e Sinésio Campos; os vereadores de Manaus, Waldemir José, Professor Bibiano e Rosi Matos; e o PT Municipal terá ainda como ministrador o mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas e superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Marco Oliveira.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério das Cidades em 2015, Manaus está nem déficit habitacional, considerando os números relativos ao total de domicílios por capitais. A capital amazonense tem o déficit de 22,9%, enquanto capitais mais populosas, como São Paulo (11,8 milhões de habitantes) e Rio de Janeiro (6,4 milhões), têm índices, respectivamente, de 13,3%  e 10,3%. Esse estudo considerou Manaus deficitária em habitação devido às seguintes condições: 13.131 domicílios são considerados precários (rústicos ou improvisados); em outros 26.801, o  valor do aluguel  é superior a 30% da renda domiciliar total; também evidenciou-se, no estudo, que 10.756 domicílios são alugados e têm mais de três habitantes utilizando o mesmo cômodo (adensamento excessivo).

Veja também


  • O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    +