Manaus/AM - As investigações sobre a fuga de 23 custodiados do Núcleo Prisional da Polícia Militar do Amazonas, ocorrida em 27 de fevereiro, resultaram na prisão preventiva de dois policiais militares. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (17) pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Operação Sentinela.
Antes da operação, o ex-major Galeno Edmilson de Souza Jales já havia sido preso preventivamente e posteriormente exonerado do quadro da PMAM. Além das prisões ocorridas hoje, a Justiça também expediu mandados de busca e apreensão.
De acordo com a 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp), os dois PMs da operação estavam de serviço na guarda do estabelecimento no dia da inspeção em que a ausência dos detentos foi constatada. Há indícios de que eles possam ter facilitado a fuga.
O promotor Armando Gurgel Maia, titular da 60ª Proceapsp, destacou que as medidas cautelares têm como objetivo garantir a apuração dos fatos e manter a hierarquia e disciplina militar. Os mandados foram cumpridos com apoio da Diretoria de Justiça e Disciplina da PMAM e da Polícia Judiciária Militar.

