Compartilhe este texto

Professores da Ufam são alvos de golpe financeiro

Por Portal Do Holanda

21/05/2024 14h16 — em
Policial


Foto: Divulgação Ufam

Manaus/AM – Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) têm sido alvos de tentativas de golpe financeira em que criminosos se passam por representantes da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA) e do escritório jurídico Gomes e Bicharra, que presta serviços à entidade, para ludibriar as vítimas, principalmente professores aposentados.

Os golpistas primeiro entram em contato com as vítimas pelo WhatsApp, onde solicitam pagamentos fraudulentos, como taxas cartoriais para recebimento de precatórios ou Requisições de Pequeno Valor (RPVs), além de tentarem obter acesso a senhas pessoais. A assessoria jurídica da ADUA ressalta que não adota essa prática.

"Os pagamentos judiciais são realizados presencialmente nos bancos oficiais, como Caixa Econômica ou Banco do Brasil. O servidor deve se dirigir à agência bancária para receber seu crédito, sem a necessidade de pagar qualquer taxa para o recebimento do valor", explicou a advogada Auxiliadora Bicharra.

Ela explicou que os golpistas utilizam técnicas de mineração de dados, capturando informações de fontes como tribunais de justiça. "Eles buscam em processos judiciais elementos como nomes das partes, dados pessoais das vítimas e valores processuais", afirmou, destacando que esse tipo de golpe está se tornando comum em todo o Brasil. "Os tribunais de justiça têm emitido alertas, uma vez que os golpistas também se passam por pessoas ligadas a esses tribunais".

O escritório denunciou o caso na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e tomou medidas para sanar o caso, além de recomendar que os professores registrem boletins de ocorrência em caso de abordagens suspeitas.

Para oferecer suporte aos sindicalizados, a ADUA mantém um plantão jurídico presencial às quartas-feiras, na sede da entidade, localizada no Setor Sul do campus da Ufam, no bairro Coroado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial