Compartilhe este texto

Operação prende líder e três membros de milícia que aterrorizava moradores em Manaus

Por Portal Do Holanda

06/12/2023 12h16 — em
Policial



 

 

Manaus/AM - Paulo Roberto Matos Medeiros, 33, Adriano de Almeida Castro (25), Carlos Kennedy Ferreira Dantas de Oliveira, e um quarto homem que não teve a identidade revelada, foram presos na “Operação Liberdade”, deflagrada entre esta terça (5) e quarta-feira (6), no bairro Compensa, na zona oeste.

O grupo faz parte de uma milícia que estava aterrorizando a população na rua Santa Luzia. Segundo a polícia, os suspeitos abordavam motoristas de aplicativos, pedestres, moradores e visitantes para ter controle total de quem entrava ou saía da área.

A “fiscalização” era para evitar a entrada de rivais e a tomada dos pontos de drogas que eles mantinham na rua.

Dlegado Fabio Aly - Foto: Divulgação “Há alguns meses estamos investigando grupos milicianos que atuam no bairro Compensa. Que abordam moradores, que abordam Uber, qualquer veículo que chega diferente num local. Que fica monitorando a entrada e a saída da polícia (...)  E esse grupo estava literalmente utilizando armas de fogo para abordar as pessoas. Inclusive há relatos de disparo de arma de fogo em direção a um veículo que eles acreditavam ser uma facção rival”, diz o delegado Fábio Aly, do 8º DIP.

Fábio relatava que os milicianos chegavam a fazer fotos dos policiais e viaturas que faziam patrulhamento na rua. “ Isso é uma coisa que a gente não vai tolerar e se continuar havendo esse tipo de situação de tirarem fotos de viatura, tirarem fotos de policiais que estão realizando intimação, notificação, vai haver novas operações”, avisa.

O delegado diz que todos os presos são vizinhos, moram na mesma rua e fazem parte do mesmo grupo criminoso. O líder foi preso com eles.

“Conseguimos prender o líder do grupo, que coordena o tráfico ali na rua Santa Luzia. Todas elas moram na rua Santa Luzia. E hoje deflagramos a segunda fase da operação que resultou em mais 3 presos e em cumprimento de mandado de prisão. Sendo que duas situações houve flagrante. Com a apreensão significativa de dinheiro, drogas e uma arma de fogo”, ressalta.

Sobre o líder, Fábio diz que o homem tinha mandado de prisão em aberto por homicídio. No momento da prisão, ele foi achado com documento falso e vai responder também por formação de milícia. Os demais presos também já tem ficha criminal.

Além dos quatro detidos, a polícia também identificou outros membros da milícia, que acabaram conseguindo fugir. São eles: Felipe de Souza Rodrigues, o “Salsa”, Felipe de Jesus Cardoso, o “MK”, Leonardo Bulcão Dutra, o “Jheury”, Marbricion Teixeira Romano dos Santos, o “Nego Drama”, Samuel Carvalho da Silva, o “Canela”, Maycon Silva da Costa Rosa, o vulgo “Alemão” e Franklin da Silva Conceição, o “Magnata”.

Todos estão sendo procurados pela polícia e podem ser denunciados pelo 190 ou 181. O delegado Fábio Aly acredita que com a prisão dos comparsas dele, os moradores da rua Santa Luzia terão mais segurança para ir e vir.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial