Operação que investiga desvio de verba da saúde mira servidores públicos no Amazonas
Manaus/AM - A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (7), durante a Operação Fake Trip que investiga uma associação criminosa responsável por desviar verba municipal da saúde, em Tabatinga, no Amazonas. Os alvos são todos servidores públicos.
De acordo com a PF, as investigações partiram de uma prisão em flagrante, no Aeroporto Internacional de Tabatinga, em fevereiro deste ano. O suspeito disse estar viajando a Manaus para tratamento de saúde, mas acabou admitindo à equipe de policiais que a ida à capital amazonense era, na verdade, para assistir a um jogo de futebol, com passagens de ida e volta custeadas com recursos públicos da pasta da saúde municipal.
A partir de então, a Polícia Federal traçou linha investigativa que apontou uma amplitude maior de envolvidos no desvio e emprego irregular de rendas públicas. São apurados crimes de peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.
ASSUNTOS: Policial