Vanessa ataca turismo sexual

Por

25/05/2012 14h37 — em Manaus

A presidente da CPI, senador Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que a relação entre turismo sexual e tráfico é evidente na cidade, principalmente por ser uma das capitais na região que mais recebem turistas estrangeiro

A CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado realiza nesta segunda (28), em Natal (RN), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, audiência pública para averiguar uma provável rota do crime no Nordeste. Assim como Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), a capital potiguar está relacionada entre as cidades de origem do tráfico para fins de exploração sexual. 


A presidente da CPI, senador Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que a relação entre turismo sexual e tráfico é evidente na cidade, principalmente por ser uma das capitais na região que mais recebem turistas estrangeiros.

“Queremos contextualizar essa situação com as principais autoridades policiais, governamentais e entidades que atuam na área. Será um debate muito rico nesse sentido”, diz a presidente do colegiado.

 O vice-presidente da CPI, Paulo Davim (PV-RN), segue na mesma linha. “Um professor me disse uma vez que a gente só pode combater uma patologia quando a conhece, trazendo essa analogia a temática para o tráfico das pessoas humana precisamos nos cercar do máximo de informações possíveis para que possamos enfrentá-la”, disse.

Dados do Ministério da Justiça revelam que todos os anos cerca de 60 mil brasileiros são levados do país à força. As vítimas no geral são jovens entre 15 e 25 anos enganados por aliciadores. Em 2002, a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (Pestraf) revelou a existência de 241 rotas no país para o tráfico transnacional e interestadual.

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus