Compartilhe este texto

Unimed completa 33 anos

Por Portal Do Holanda

22/05/2012 19h43 — em
Manaus



A busca pela qualidade na gestão virou uma obsessão na formação dos quadros da Unimed Manaus, às vésperas de completar 33 em agosto próximo. A operadora associou-se ao IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa com o objetivo de implantar boas práticas da Governança Corporativa, forma como as sociedades são geridas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, cooperados, conselho de administração, diretoria, auditoria independente, conselho fiscal, e demais partes interessadas nesse processo.


IBGC promove a difusão e conhecimentos dos conceitos de Governança Corporativa, ministra cursos, promove palestras para seus associados, desenvolve, enfim, diversas atividades ligadas ao assunto. Também municia o mercado com informações práticas que contribuem para o processo de Governança, auxiliando os praticantes para melhor desempenho das suas funções, contribuindo para aprimorar o funcionamento do mercado, gerando maior confiança dos investidores e, consequentemente, maior fluidez de recursos para as empresas.

Sob esse prisma, a Unimed Manaus busca melhorar, a cada dia, seu sistema de gestão, sempre em linha com os direcionamentos da Governança Corporativa, agindo com transparência e respeito para com seus cooperados e levando a efeito a prestação de contas e a responsabilidade cooperativista, procurando integrar os aspectos econômico-financeiros e sociais.

             A associação com o IBGC tem possibilitado a capacitação da direção da Cooperativa como também  do  staff gerencial. Atualmente, o próprio presidente da Unimed Manaus, Asdrúbal Melo, e um dos membros da sua diretoria, Carlos Diniz, da Diretoria Administrativa, fazem parte do programa na sede do IBGC, em São Paulo, e vem aplicando os novos critérios nos processos administrativos que já beneficiam diretamente mais de mil cooperados, mil colaboradores e cerca de 200 mil clientes.

Um dos reflexos da implantação desses novos processos de gestão foi a recente recomendação do Diretor Fiscal da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) para a aprovação do Programa de Saneamento da Unimed Manaus. De acordo com o relatório enviado para a direção da ANS, “diversas ações levadas a efeito no curso da Direção Fiscal produziram impacto positivo na situação econômico financeira da operadora, destacando a integralização de capital e alienação de imóvel”. Em março último, as aplicações da Unimed somavam R$ 53 milhões, parte oriunda dos aportes dos cooperados e outra parte em decorrência das medidas tomadas pela atual administração.

 

“Precisamos acompanhar as mudanças em tempo real. Novos processos de gestão com transparência e sustentabilidade são essenciais para a boa saúde administrativa e financeira de nossa Cooperativa. É uma prioridade desta gestão o crescimento e a manutenção da nossa liderança no mercado de saúde”, analisa o presidente Asdrúbal Melo, integrante do programa de treinamento do IBGC.

Um das ações imediatas originadas pelo programa do IBGC foi o treinamento de todo a área de comercio e negócios da Cooperativa, desde a gerência até as revendas autorizadas. Foi desenvolvido um plano de treinamento para a atualização da legislação de planos de saúde e seu impacto no mercado de saúde suplementar de acordo com as novas normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A meta é que os novos e atuais clientes tenham segurança e confiança necessária na hora de escolher a Unimed, a marca mais lembrada nos últimos dez anos (Top of Mind) pelos consumidores de plano de saúde.   

“Neste mercado de tantas mudanças promovidas pela ANS é imprescindível a capacitação das equipes de vendas para prover adequadamente as necessidades dos clientes e mercados. Um plano de saúde vendido corretamente, se reflete na sustentabilidade da operadora”, define o Gerente Comercial da Unimed Manaus, George Silva.   

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus