Compartilhe este texto

Trabalho integrado garante Carnaval tranquilo em Manaus

Por Portal Do Holanda

19/02/2012 17h00 — em
Manaus




 

O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus que reuniu cerca de 100 mil pessoas entre público e brincantes no Centro de Convenções (Sambódromo), no sábado (18 de fevereiro) à noite, foi considerado tranquilo pelos órgãos de segurança envolvidos na Operação Carnaval do Governo do Amazonas. Nenhuma ocorrência policial violenta foi registrada no Sambódromo. Cinquenta e sete pessoas foram encaminhadas para o centro de triagem instalado no Bloco A do Sambódromo por desordem, embriaguez e brigas. Toda a Operação Carnaval foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Publica (SSP).

 

A Polícia Militar (PM) empregou cerca de mil policiais do Choque, Rocam, Cavalaria e Batalhão Ambiental Grupamento Aéreo.  Segundo o comandante da operação, coronel George Feitoza, todos os setores de arquibancada, pista, concentração e arredores do Sambódromo contavam com um policiamento reforçado. “Na entrada, todas as pessoas passavam pelo detector de metais para evitar incidentes”, disse.

 

Das 57 pessoas detidas, apenas 10 foram presas por lesão corporal e brigas. A maioria dos casos gerou Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO). As demais foram levadas para sala do projeto “Linha da Vida” da PM, onde foram orientadas e avisadas que, para permanecerem na festa, elas precisavam colaborar com o esquema de segurança.

 

Outras 58 pessoas passaram por atendimento medico por diversos fatores, como mal-estar, pressão arterial elevada e pequenos acidentes. Durante todo o evento, equipes do Programa de Redução da Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), da SSP, distribuíram folders e informativos sobre o perigo das drogas.

 

Integração – O secretario do GGI, delegado Frederico Mendes, explicou que a integração dos órgãos envolvidos no esquema do carnaval, tem contribuído para garantir a tranquilidade dos eventos. “Tivemos agentes do Detran, Grupo Fera, DRCO, Bombeiros, Corregedoria,  Ciops com 13 câmeras instaladas dentro e fora do Sambódromo, além de outras instituições da Prefeitura e Governo”, disse Frederico Mendes.

 

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital de Menezes, pede que as pessoas saiam de casa para brincar e se divertir sem excessos. “Hoje temos o Bloco das Piranhas onde todo o sistema de segurança estará envolvido para garantir a tranquilidade do evento. Por isso, peco a colaboração dos manauaras, para que pulem carnaval sem violência”.

 

Saúde – No posto de atendimento de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), montado no Sambódromo, foram registrados 58 atendimentos, a maioria de natureza leve, sendo apenas dois com necessidades de cuidados especiais e encaminhamento ao pronto-socorro: um rapaz ferido após uma briga entre brincantes de uma escola, que resultou em fratura de braço, e um princípio de mal súbito. Os outros atendimentos foram, em sua maioria, em decorrência de embriaguez, levando os pacientes a tomar soro no próprio posto do Sambódromo, ou de torções e pequenos cortes, provocados por escorregões, além de furadas de prego.

 

A Susam atuou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Corpo de Bombeiros no atendimento e prevenção no Sambódromo. Além do posto com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos, quatro ambulâncias, sendo uma da Susam, uma do SAMU, uma do SOS Vida e uma do Corpo de Bombeiros, estavam disponíveis para fazer a remoção de pacientes para o SPA da Alvorada, Hospital 28 de agosto e Pronto-Socorro João Lúcio Machado.

 

Os Bombeiros atuaram com 71 homens, dois postos duas viaturas de prevenção e combate a incêndio. A PM montou um Centro de Comando e Controle das Operações no local, atuando com cerca de 1 mil homens na área.

 

Cultura – O secretário estadual de Cultura, Robério Braga, lembrou que os eventos continuam até a terça -feira de Carnaval com uma programação diversificada. Neste domingo, dia 19 de fevereiro, tem Concurso de Fantasias, no Largo São Sebastião (Centro, zona sul). Segunda e terça-feira de Carnaval tem o Carnaboi no Sambódromo.

 

“O carnaval vai correndo bem. As escolas fizeram um bom desfile, superaram as dificuldades documentais que tinham e que atrasaram o repasse dos recursos públicos. Mas tem que ser assim. O Governo tem que cumprir a Lei. A orientação do governador Omar Aziz foi agilizar o que fosse possível, mas ser rigoroso na aplicação da Lei, porque se trata de recurso publico”, enfatizou Robério Braga.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus