Siga o Portal do Holanda

Manaus

Projeto que favorece deficientes vai à sanção de Omar

Publicado

em

Por

Bares, boates, casas de show ou similares, terão rampa para permitir acesso a portadores de deficiência física, caso o governador Omar Aziz sancione o projeto de lei do deputado Vicente Lopes (PMDB), aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas, na semana passada. “Esse projeto torna obrigatório a construção de rampas nas casas de show e de espetáculos, onde é grande a presença do público e muitas vezes as pessoas que têm dificuldade de locomoção são esquecidas”, diz Vicente Lopes. De acordo com o projeto, caberá ao Corpo de Bombeiros fazer a fiscalização da construção das rampas.

“Eu me sinto feliz por esse projeto ter sido aprovado pelos meus colegas deputados. É um projeto obriga o Corpo de Bombeiros a fazer a inspeção para o funcionamento das rampas de acesso aos cadeirantes. É uma oportunidade para aquelas pessoas que, por qualquer motivo, têm dificuldades de locomoção e não conseguem ter acesso a esses lugares com toda a tranquilidade. Essas pessoas têm os mesmos direitos de quaisquer outras ao lazer e ao entretenimento”, diz Vicente Lopes.

Segundo o deputado, a ideia do projeto surgiu após ouvir a queixa de uma funcionária do Tribunal de Justiça, que é cadeirante. “Ela me abordou no corredor e perguntou: ‘deputado, vocês acham que nós, só porque somos cadeirantes, não temos o direito de ter acesso ao lazer?’ Então eu perguntei por que ela dizia isso e a sua resposta foi a de que, em nenhum local de festa ou casas de shows em Manaus, tem rampa de acesso aos cadeirantes”, conta Vicente Lopes . Ele não sabe o nome da funcionária, mas pretende procurá-la, porque sua intenção é dar o seu nome à nova lei, numa homenagem, assim como aconteceu com a lei Maria da Penha.

Vicente Lopes acredita que a lei receberá a sanção de Omar Aziz. “Creio que o governador, pela sua sensibilidade e deferência que tem demonstrado no tratamento às pessoas portadoras de necessidades especiais, vai sancionar a lei aprovada na Assembleia Legislativa. E ter a oportunidade de ver aprovado um projeto como esse, me faz pensar que vale a pena ter um mandato eletivo, vale a pena ser deputado estadual”, afirma.

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.