Compartilhe este texto

“Mulheres do Brasil” reúne divas da MPB

Por Portal Do Holanda

23/09/2012 8h39 — em
Famosos & TV



Projeto da Via Funchal patrocinado pelo Grupo BB e Mapfre louva o talento da mulher brasileira e teve na noite deste sábado, dia 22 de Setembro o show ds cantora baiana, ícone da MPB, Gal Costa.

 

Libertas das amarras que as restringiram durante longos períodos da história, as mulheres atualmente desfrutam dos espaços conquistados após muita luta, e brilham cada vez mais em todos os cantos do planeta.

 

Como forma de homenageá-las, surge o projeto “Mulheres do Brasil”, que conta com o patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e trará à Via Funchal shows com grandes divas da MPB, representantes de tendências e gerações diversas.

 

Já passaram pelas séries de espetáculos, realizando seus shows, as cantoras Daniela Mercury (que abriu o Projeto), Alcione e Margareth Menezes, sempre na Via Funchal, localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

 

“É um orgulho muito grande para nós patrocinar um projeto dessa magnitude, com esses grandes nomes da nossa música, que unem a tradição e o novo. Isso é um pouco o nosso perfil como grupo, e fazemos questão de levar essa filosofia ao público por meio dessas importantes artistas”, diz Benedito Dias, diretor de marketing do Grupo BB e Mapfre.

 

Para Jorge Maluf, sócio diretor da Via Funchal, "sediar o projeto ‘Mulheres do Brasil’ é uma ótima oportunidade de celebrar o imenso talento feminino brasileiro”.

 

Daniela Mercury não esconde a felicidade de poder iniciar a programação de “Mulheres do Brasil”. “Estou muito feliz por chegar com o show ‘Canibália - Ritmos Do Brasil’ na Via Funchal. Será uma grande festa! Espero todos por lá.”

 

A imperdível e diversificada programação de “Mulheres do Brasil” trará, em sua sequência, outras importantes divas da nossa música. No dia 11 de agosto, Alcione, a eterna Marrom, será a atração. O swing da baiana Margareth Menezes está escalado para o dia 1º de setembro.

 

Gal Costa, para muitos a voz mais marcante da história da MPB, estará no palco da Via Funchal no dia 22 de setembro. E Céu e Ana Cañas, dois grandes talentos da nova geração, unirão forças no dia 27 de setembro. Outros shows com este mesmo alto padrão de qualidade serão anunciados futuramente para complementar o elenco de “Mulheres do Brasil”.



GAL COSTA SOBE AO PALCO DA VIA FUNCHAL EM TURNÊ DO CD “RECANTO”

 

Concebido e dirigido por Caetano Veloso, o espetáculo apresenta músicas do recente lançamento e resgata sucessos da carreira da cantora

 

No dia 22 de setembro, a cantora Gal Costa faz show de seu mais recente disco “Recanto” na Via Funchal.

 

O trigésimo disco de sua carreira traz músicas escritas pelo parceiro Caetano Veloso e co-produção de Moreno, filho de Caetano e seu afilhado.

 

Concebido e dirigido por Caetano Veloso, o espetáculo apresenta músicas do recente lançamento e resgata sucessos da carreira da artista.

 

Além das canções novas, “Madre Deus” e “Mansidão”, destaque para alguns clássicos como “Da Maior Importância”, “Divino maravilhoso”, “Folhetim”, “Barato Total”, “Dom de Iludir”, “Baby”, “Vapor Barato”, “Força estranha” e “Meu bem, Meu Mal”.

 

No palco, Gal é acompanhada por Domenico Lancellotti (bateria e MPC), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo).

 

Com sonoridade experimental, “Recanto” mistura rock, programações eletrônicas e dub-step à MPB. A cantora reafirma a excelência de sua voz, brincando como na música “Autotune Autoerótico”, que faz uso do software de ajuste de voz, com “não, o autotune não basta pra fazer o canto andar pelos caminhos que levam à grande beleza”.


“Recanto” nas palavras de Caetano Veloso:


“Quando voltei do exílio londrino, me apresentava usando batom vermelho. Meu cabelo descia até os ombros e era repartido no meio. Um retrato vivo de Gal, pensado como uma homenagem a ela ter encarnado os tropicalistas expatriados durante aqueles anos.

 

O disco é meu trabalho composicional de agora. Quis fazê-lo com o som da voz dela. Não se tratava de meramente relembrar o passado de Gal, mas de produzir com ela uma peça que fosse forte como expressão atual e, assim, estivesse à altura do nosso histórico. Sonhei com isso por um bom tempo.

 

Finalmente comecei a compor e a imaginar arranjos e sonoridades. Tudo fluiu muito rápido (o tempo que tomamos foi para fazer tudo com naturalidade, interrompendo para cumprir nossas agendas apertadas e voltando a pôr a mão na massa quando estivéssemos relaxados).

 

As letras desse disco são ao mesmo tempo muito diretas e um tanto enigmáticas. Não pude evitar. “Recanto escuro”, que é uma biografia cifrada da própria Gal (mas tem elementos de minha própria biografia), foi composta primeiro sem palavras. Todas as letras me surpreenderam à medida que foram se construindo.

 

No mais, deixamos Gal soar como ela soa. E aqui particularmente sóbria. Basta-lhe o timbre e o relaxamento. Sem intenções interpretativas óbvias e sem demonstrações de capacidade musical. Quanto mais simples, mais simplesmente Gal, maior a integração com os sons às vezes ásperos, às vezes etéreos da eletrônica.

 

As únicas canções não inéditas são “Madre Deus” e “Mansidão”. A primeira foi feita para o bale “Onqotô”, do grupo Corpo, onde ela aparece gravada por Ze Miguel Wisnik. A segunda foi escrita para Jane Duboc, que a gravou já faz anos. Foi tudo um sonho meu. Mas ouvir o que a turma que reuni aprontou para Gal, sobretudo tendo dois dos meus filhos envolvidos, me faz sentir que me aproximei mais do que entendi sobre nosso grupo núcleo, Gil, Bethânia, Gal e eu, desde que começamos à beira da Bahia de Todos os Santos.”


Ficha Técnica do Show “Recanto”:

 

Direção: Caetano Veloso

Assistente de direção musical e sonora: Moreno Veloso

Músicos: Domenico Lancellotti - Bateria acústica e MPC

Pedro Baby - Guitarra e violão

Bruno Di Lullo - Baixo e violão

Figurino: Marcelo Pies

Maquiagem: Danilo Torres

Som: Vavá Furquim e Beto Santana

Luz: Ze Carlos

Roadie: Alexandres Soares

Produção: Pierre Chêne, Ricardo Frugoli

 

NULL
Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV