Compartilhe este texto

MPF orienta representantes de municípios

Por Portal Do Holanda

05/02/2013 15h26 — em
Manaus



Na manhã desta terça-feira (5), o Ministério Público Federal em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena realizou uma reunião com representantes de dez municípios, que assumiram o compromisso de apurar o destino de mais de 11 milhões repassados ao municípios nos últimos anos.

Conforme a apuração do MPF, constam nas contas das prefeituras saldo remanescente de recursos do IAB-PI, recebidos e não utilizados para a prestação de serviços de saúde aos povos indígenas. Desde o início dos repasses, muitos municípios também não prestaram contas da aplicação da verba. Diante da constatação, o órgão expediu recomendações, em setembro e novembro de 2012, para que as prefeituras informem as providências adotadas.
 
De acordo com o procurador da República Julio José Araujo Junior, é importante que os atuais gestores saibam que o compromisso de prestar contas sobre a aplicação de recursos recebidos é do gestor, mas também é do município. “Os impasses eventualmente criados por ocasião das transições de mandato não autorizam o novo gestor a ignorar a exigência de prestar contas. Se houve sumiço de documentos, se não há registros de como o recurso foi aplicado, é preciso apurar internamente e informar com detalhes ao MPF e ao órgão que concedeu o convênio”, explicou.
 
Em conversa com os representantes dos municípios e do DSEI Manaus, o procurador ressaltou que o interesse principal do MPF nesse momento é orientar a correta aplicação desse saldo remanescente nas ações de saúde indígena, em acordo com os planos distrital e estadual de saúde indígena e com participação de representação do movimento indígena. “Possíveis irregularidades cometidas no uso dessa verba também serão apuradas e os responsáveis apontados em momento oportuno”, completou.
 
Participaram da reunião representantes dos municípios de Beruri, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Manaus, Rio Preto da Eva e Urucurituba. As recomendações expedidas em dezembro de 2012, por ocasião do Dia D da Saúde Indígena, foram entregues novamente aos representantes que informaram não terem recebido o documento após a transição de gestão. Uma nova reunião para discutir o próximo passo em direção à formalização do pacto de aplicação do saldo do IAB-PI foi pré-agendada para o dia 20 de março.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: élcio e théo, Manaus, Ministério Público Federal, municipios, salve jorge élcio, Manaus

+ Manaus