Melo recebe comitiva da FIFA e do COL, em Manaus
Por
12/03/2012 7h20 — em Manaus
Após a visita nas obras da Arena da Amazônia, o vice-governador José Melo recebeu as comitivas da Federação Internacional de Futebol (FIFA, sigla em Francês) e do Comitê Organizador Local (COL) para um almoço na Sede do Governo.
De acordo com Melo, os representantes dos órgãos que organizam a Copa do Mundo de 2014 no Brasil tiveram oportunidade de verificar o andamento das obras da Arena da Amazônia, que está 37% construída e o plano de operações em Manaus para o entorno do estádio no período da Copa, especialmente para os dias de jogos.
“A reunião foi muito proveitosa porque nós apresentamos aos técnicos da FIFA tudo isso e eles fizeram arguições e trouxeram as sugestões para melhorias, portanto foi altamente positivo”, afirmou o vice-governador. Segundo ele, os técnicos ficaram satisfeitos com as ações do Estado para a preparação da Copa. “Eles saíram daqui conscientes que o Estado do Amazonas está fazendo todo o esforço necessário para ter uma cidade preparada para receber bem a Copa”, declarou.
Após o encontro, Melo seguiu para Ponta Negra, onde prestigiou a Corrida da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional de Mulher.
Manaus terá 80% de estruturas fixas
O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, explicou que o planejamento das operações para o entorno da Arena da Amazônia terá 80% de estruturas fixas. “Isso traz economia e facilita a montagem dos serviços que devem funcionar durante a Copa, como o Centro de Mídia, voluntariado, vila de hospitalidade da Fifa, credenciamento e ingressos”, disse o coordenador, acrescentando que a cidade usará cerca de 80% de estruturas fixas.
O diretor de operações do COL, Ricardo Trade, destacou as vantagens de Manaus e outras cidades que dispõem dessas estruturas no entorno. “A gente procura ocupar os espaços para que não tenhamos a necessidade de construí-los temporariamente. Isso representa uma economia, o que também é uma coisa importante”, destacou.
No planejamento das operações em Manaus, o Centro de Convenções do Amazonas (CCA), que deve ser inaugurado no final do ano, abrigará o programa de voluntariado da Fifa. A vila de hospitalidade, broadcasing, Centro de Mídia e estacionamento vip funcionarão no Sambódromo e as áreas de credenciamento e ticket serão instalados na arena Amadeu Teixeira.
Durante a visita à Arena da Amazônia, os técnicos da FIFA e do COL visitaram as instalações no entorno do estádio. “Hoje, eles (os técnicos) estão tendo oportunidade de ver e analisar a topografia do terreno. Muitas vezes, analisando apenas plantas e projetos é muito difícil entender exatamente como é o entorno do estádio”, acrescentou o representante do escritório da FIFA no Brasil, Fulvio Danilas.


CPI da Covid mira Bolsonaro, que manda PGR enquadrar governador do Amazonas
