Mais de 700 mil processos judiciais serão examinados

Por

13/08/2012 17h52 — em Manaus

Todo o acervo de processos em andamento no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) - que soma pouco mais de 759 mil ações, sendo 664 mil na capital e 95 mil do interior -, vai ser examinado durante a Semana das Correições Ordinárias Anuais do Tribunal, aberta oficialmente nesta segunda-feira (13), pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Yedo Simões de Oliveira. Serão cinco dias de atividades e nesse período, o horário de atendimento ao público nos fóruns e cartórios judiciais de Manaus e nos municípios do interior será suspenso às 12h.

Até o dia 17 de agosto, na Semana das Correições, magistrados e servidores das Varas judiciais e Juizados Especiais do Amazonas estarão empenhados em verificar a situação de cada um dos processos em tramitação e determinar as providências necessárias para agilizar o andamento das ações. Ao todo, são 165 unidades do Judiciário Estadual envolvidas nesse trabalho.

Além da situação processual, o relatório final dos trabalhos também apresentará uma espécie de raio-x de cada unidade. No documento, devem constar informações sobre número de servidores, qualificação e atribuição de cada um, quantidade de processos em tramitação há mais de dois anos, quantidade de processos arquivados nos últimos 24 meses, número de cartas precatórias recebidas e ainda não devolvidas e o detalhamento dos bens sob guarda. As informações serão reunidas e encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o corregedor geral de Justiça, desembargador Yedo Simões de Oliveira, os serviços judiciais necessitam de constante aprimoramento, daí a importância de aferir anualmente a situação de cada cartório. “Queremos desenvolver um trabalho preventivo e não meramente punitivo. Temos que ter indicadores para cobrar mudanças positivas”, ressalta.

A abertura da Semana das Correições Ordinárias Anuais do Tribunal foi realizada às 8h, no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus, e teve a participação da banda da Polícia Militar do Amazonas, que apresentou diversas canções regionais e também músicas bem conhecidas da MPB. O encerramento oficial da semana será realizado no fórum de Iranduba (município a 22km de Manaus), no dia 17, às 15h.

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus