Compartilhe este texto

Justiça suspende circulação de microônibus no Terminal da Matriz

Por Portal Do Holanda

09/08/2012 20h41 — em
Manaus



Na tarde desta quinta-feira o Juiz Lafaietter Carneiro Vieira Junior revogou a decisão do juiz plantonista que liberava a circulação dos microônibus executivos no Terminal Central/Matriz por entender que a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos – SMTU não teve prazo suficiente para se manifestar a respeito das mudanças na rota dos coletivos.

Para o Superintendente Municipal de Transportes Urbanos, Wesley Aguiar, o Terminal é de uso exclusivo dos ônibus convencionais por se tratar de transporte de massa. “Nós acionamos a assessoria jurídica da SMTU e por meio de uma petição, com argumentos técnicos plausíveis, o Juiz Lafaiter Junior revogou a decisão’’, declara.

De acordo com Wesley Aguiar, a fiscalização da SMTU estará nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta sexta feira,10, para fazer cumprir a decisão da justiça. Cerca de 40 fiscais vão realizar o serviço de orientação dos motoristas e usuários do Transporte Coletivo.

A reabertura do Terminal Central/Matriz, corredor exclusivo dos 861 ônibus convencionais, teve como base a avaliação de técnicos e engenheiros da SMTU que, seguindo a nova Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde abril deste ano, privilegia o transporte público de massa. De acordo com o Superintendente da SMTU, o modal Executivo nunca foi impedido de circular  no centro, apenas teve a rota limitada às ruas Epaminondas, 10 de Junho e Avenida Getúlio Vargas.

Desde a reativação do Terminal, a rua Epaminondas é de uso exclusivo do transporte coletivo convencional, trecho compreendido entre a rua Leonardo Malcher e Av. 7de Setembro. As 129 linhas do Sistema Convencional, a partir da Rua Epaminondas, percorrem as ruas da instalação e/ou Itamaracá, dependendo da zona em que operam, Terminal Central, Av. Marques de Santa Cruz e prosseguem com seu itinerário normal.

As linhas do Sistema Executivo deverão permanecer trafegando pela rua 10 de Julho, em razão da necessidade de se aumentar a fluidez do fluxo de veículos oriundos da rua Luiz Antony, tendo em vista que essa via, com a Epaminondas exclusiva para ônibus, receberá todo o fluxo  de veículos da rua Leonardo Malcher e Av. Constantino Nery. A Av. 7 de Setembro, no trecho compreendido entre a Av. Eduardo Ribeiro e Getulio Vargas , teve  seu trafego invertido liberando assim o trafego aos veículos leves.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus