Compartilhe este texto

Fundo de Promoção Social beneficia produtores rurais em Parintins

Por Portal Do Holanda

02/06/2012 2h12 — em
Manaus



O Governo do Amazonas realizou nesta sexta-feira, 1º de junho, a entrega de um caminhão com capacidade de 12 toneladas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Açaí (Apra), localizada na Vila Amazônia, em Parintins (a 363 km de Manaus).

A doação faz parte do convênio firmado entre o Governo do Estado e a Apra, após a aprovação da proposta pelo Conselho Deliberativo do FPS, feita no ano passado. Com esse benefício, cerca de 150 famílias de mais de 10 comunidades do entorno da Vila Amazônia vão poder aumentar a produção e melhorar a qualidade de escoamento das produções de mandioca, banana, pupunha, macaxeira, cupuaçu e açaí e, consequentemente, ampliar suas rendas familiares.

Além do veículo, o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), vai facilitar linhas de crédito para os associados desenvolverem a produção agrícola, que é comercializada na feira do produtor rural de Parintins e também nos municípios de Nhamundá, Barreirinha e na capital amazonense.

“A gestão Omar Aziz tem essa preocupação de ajudar as pessoas e fazer com que elas façam projetos de geração de renda para serem avaliados, como no caso do FPS, e graças a Deus estamos conseguindo fazer isso não só em Parintins, mas em vários outros municípios do Estado”, comentou a presidente de honra do Fundo de Promoção Social e primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz, que destacou ainda a construção de uma creche e um ginásio poliesportivo na Vila pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura do município.

Para o agricultor Francisco Martins, o caminhão foi um dos maiores benefícios que a associação já recebeu na comunidade.  “Esse foi um dos melhores investimentos para todos nós, porque vai diminuir a nossa dificuldade de transporte e facilitar a qualidade de produção até onde fazemos nossas vendas”.

Ampliação do Bumbódromo – Durante a entrega na associação, a presidente do FPS, a pedido do governador Omar Aziz, anunciou que já está em fase de licitação as obras de ampliação do Bumbódromo de Parintins.

Ajuda para afetados pela cheia – A presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, destacou as medidas que serão adotadas pela gestão Omar Aziz para as vítimas da enchente, como a entrega de cartões Amazonas Solidário já na próxima semana. Para a população ribeirinha, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai distribuir 50 toneladas de milho e 50 kg de sementes de hortaliças para as famílias que tiveram as plantações prejudicadas por conta da cheia.

Mostra de gestão escolar – Após fazer a entrega do veículo à Vila Amazônia, a presidente do FPS seguiu para a zona urbana da cidade, onde participou da 8ª Mostra de Gestão Escolar, realizada pela Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), Dep. Gláucio Gonçalves, onde foram feitas diversas apresentações culturais pelos alunos através dos projetos socioculturais que são promovidos na instituição. Segundo informações da gestão do Ceti, no ano passado foram registrados 98,94% de aprovação e apenas 1,6% de reprovação em todas as séries.

A mostra, que teve início no dia 31 de maio e segue até este sábado, dia 2 de junho, contou com a participação de 21 escolas estaduais da cidade. O objetivo foi apresentar os resultados do diagnóstico feito pelos professores para que possam reduzir os problemas encontrados na rede estadual de educação do município.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus