Fim de semana teve 7 homicídios e 104 prisões
O fim de semana prolongado registrou sete homicídios em Manaus. As polícias Militar e Civil abordaram cerca 30 mil pessoas em blitz, barreiras e operações, prendendo 104 suspeitos, dos quais 58 em flagrante. Foram também apreendidos 34 adolescentes infratores. A fiscalização em veículos na capital e nas entradas e saídas da cidade alcançou 5.500 automóveis, 722 táxis e 7.226 motocicletas. Dezenove foram recolhidos ao parqueamento do Detran. A polícia recuperou sete veículos roubados.
O balanço foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã desta segunda-feira. De acordo com o secretário, coronel PM Paulo Roberto Vital, nesse período de mais de cinco dias, Manaus ficou dois dias, a sexta e o sábado, sem nenhum assassinato. “Qualquer homicídio é lamentável e é problema nosso, mas temos que louvar o trabalho das polícias diante de um resultado desse nível, quando em um feriado prolongado, com alto consumo de bebida alcoólica, a capital de 2 milhões de habitantes registra apenas sete ocorrências”.
Vital disse que o importante é que a presença da polícia preservou muitas vidas de pessoas de bem. Citou como exemplo o festival do município de Itacoatiara, que recebeu mais de 30 mil visitantes para os quatro dias de festa. “O sistema de segurança pública atuou em parceria com a Justiça e as áreas de assistência social e de saúde do Estado e do município, e o resultado foi que não houve nenhuma ocorrência grave no Fecani. E olha que no principal show do evento o público ficou na casa das 50 mil pessoas”, disse.
Em Manaus, a polícia realizou diversas prisões, como a de 10 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Em um dos casos, Miquéias Vasconcelos, 29 anos, foi flagranteado por policiais do Ronda no Bairro com 33 porções de cocaína e material para refino e embalagem da droga no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Além disso, ele ainda é acusado de estuprar adolescente de 14 anos. A ocorrência foi registrada no 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Um adolescente de 15 anos foi apreendido com cerca de 400 gramas de maconha na manhã de quarta-feira no bairro Tancredo Neves, zona Leste. No final da tarde, dois menores de 16 anos foram apreendidos depois de denúncia da população para o disque 190 de estarem fazendo disparos na rua Thomas Edison, no bairro Nova Esperança, zona Oeste. Eles foram flagrados com uma arma de fogo e munição. A dupla foi levada para a Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
ASSUNTOS: Manaus