Siga o Portal do Holanda

Manaus

Estocque crítico de sangue no Hemocentro Amazonas

Publicado

em

Por

Em razão do baixo estoque registrado nos últimos dias, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - HEMOAM, que abastece todos os hospitais da rede pública e privada do estado, pede que seja divulgada este chamado aos doadores para comparecer ao hemocentro para fazer doação.

O hemoam funciona diariamente, de 07h00 às 18h00  para atender aos doadores. Além da sede da sede, na Avenida Constatino Nery, o Hemoam ainda possui um posto de coleta na Zona Leste de Manaus, na Maternidade Ana Braga.

Doações

O Hemoam alerta para a necessidade de todos os tipos sanguíneos, principalmente, os fatores negativos. Em busca de novos doadores, o Hemoam tem feito parcerias com empresas privadas e órgãos do estado, realizando coletas externas, mas a ação não é suficiente, o que mostra quão importante é o comparecimento da população ao hemocentro para fazer doação.

Além de atender as urgências e emergências dos hospitais de todo o estado, o hemocentro do Amazonas ainda trata pacientes com doenças do sangue como as Leucemias e Hemofilias, que precisam diariamente de transfusão sanguínea. De acordo com a assistente social, Eleoniora Araújo, "é importante que a população se sensibilize e comece a ter por cultura doar sangue, pois essa é uma necessidade contínua". O HEMOAM lembra que para fazer a doação é preciso estar bem de saúde, pesar acima de 50kg e estar bem alimentado antes de fazer a doação. O HEMOAM funciona, diariamente, de 07h00 às 18h00 à espera dos doadores.

Quem pode doar - Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.


Quem não pode doar - Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.


Recomendações - Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de paraquedismo ou mergulho.

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.