Siga o Portal do Holanda

Manaus

Deputado propõe que governo federal financie casas flutuantes

Publicado

em

Por

Devido a situação de calamidade no Amazonas causada pelas enchentes, o deputado federal Carlos Souza (PSD/AM) em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, propôs uma nova forma de financiamento para a construção de casas flutuantes no Amazonas e em toda a Amazônia. De acordo com o parlamentar a construção desses flutuantes evitaria que milhares de famílias ficassem desabrigadas, além de trazer menos prejuízos para o estado, que só neste ano já está em cerca de R$ 60 milhões.


O deputado amazonense afirma que os recursos para a construção desses flutuantes seriam bem menores do que os gastos para reconstruir as palafitas (casas fixas nas margens dos rios) que no ano seguinte poderão novamente ser atingidas pelas enchentes.

“A questão é simples, se viabilizarmos as casas flutuantes, os rios sobem e descem sem causar danos, tanto para a população quanto para os nossos governos, é apenas equacionar para concluir o que é viável”, observou.

Souza salientou ainda que enviará um indicativo ao Ministério das Cidades solicitando a implementação de um programa de habitação especial objetivando o financiamento para a construção das residências flutuantes no Amazonas e na região Amazônica, através de um Fundo perdido, habitações que não necessitam de pagamento por parte dos beneficiários.

“Podemos incluir neste projeto banheiros biológicos, balsas metálicas e captação de energia solar através de placas solares. Tudo isso necessita de um estudo para avaliarmos possibilidades”, destacou.

O amazonas está atravessando a maior enchente do século, 52 municípios já foram atingidos e mais de 70 mil famílias foram afetadas.

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.