Compartilhe este texto

Carnaboi encerra programação do Carnaval promovido pelo Governo do Estado

Por Portal Do Holanda

21/02/2012 15h55 — em
Manaus





Na primeira noite do Carnaboi segunda-feira,  aproximadamente 100 mil pessoas brincaram ao som de 12 artistas indicados pelos bumbás Garantido e Caprichoso. A festa, promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, encerra a diversificada programação de Carnaval oferecida pelo Estado, com eventos para crianças e adultos, como o Baile Infantil e o Concurso de Fantasias Adulto e Infantil, além do apoio ao Desfile das Escolas de Samba. A segurança também tem sido o diferencial dos eventos, tornando-se um dos períodos carnavalescos mais tranquilos dos últimos anos.

“Nós já organizamos e apoiamos várias bandas de rua, incluindo blocos carnavalescos no interior do Estado como Parintins e Itacoatiara. Isso vai dando uma conformação estadual ao carnaval amazonense que é um dos mais plurais do país. Aqui temos todo tipo de manifestação carnavalesca e fechamos com chave de ouro com o Carnaboi”, destaca o secretário de Cultura, Robério Braga.

Entre as ações integradas pelo Governo do Estado durante o período de Carnaval, destaca-se a segurança. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) concentra as operações de todos os órgãos envolvidos com o evento.

Cerca de 1.200 homens da Polícia Militar (PM) trabalharam dentro e fora do Sambódromo somente nesta segunda-feira a fim de garantir a tranqüilidade dos brincantes. “Nosso papel aqui é exatamente esse, de dar sustentação de tranqüilidade para que as pessoas possam vir de suas casas e se divertir com paz”, afirma o tenente coronel Fernando Farias, que comandou a operação da PM no primeiro dia de Carnaboi.

Ainda de acordo com o comandante, no perímetro externo do Centro de Convenções é feita uma triagem por meio de revistas para evitar a entrada de armas, garrafas de vidro ou drogas. O objetivo é diminuir o impacto de violência dentro do Sambódromo. “Nós orientamos as pessoas que acabam trazendo celular ou no caso das mulheres usando jóias que fiquem atentas. Muitos indivíduos vêm pra cá com o intuito de furtar alguém. A gente pede que os brincantes evitem esses acessórios e que tenham atenção, assim irão ajudar com o nosso trabalho”, alerta.

Todos os anos a aposentada Rosicléia Alves prestigia o Carnaboi e desta vez ela levou netos e bisnetos para o Sambódromo. A moradora do Coroado III, zona leste de Manaus, disse que se sentiu muita segura. “Dá pra trazer toda a família por causa da tranquilidade. Tá muito seguro. A gente brinca em paz. É só alegria”, comemora a foliã.

Ocorrências - De acordo com balanço da Polícia Militar do Amazonas, na segunda-feira de Carnaval, foram abordadas 639 pessoas e fiscalizados 237 carros e 252 motos. Foram apreendidas duas armas de fogo, detidas cinco pessoas e apreendidos sete adolescentes. Na operação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), também na segunda-feira e madrugada desta terça-feira, dia 21 de fevereiro, foram apreendidos 41 veículos e 14 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH`s).

O Detran-AM também emitiu 12 notificações a motoristas por dirigirem embriagados e registrou dois acidentes com vitimas lesionadas, um na avenida Torquato Tapajós e outro na avenida Coronel Pedro Teixeira. Grande parte das infrações, segundo o órgão, foi dirigir sem CNH, falta de documento do veículo e atraso no licenciamento.

Últimas apresentações – Na terça-feira gorda passarão pela pista do Centro de Convenções mais doze atrações de Caprichoso e Garantido. As apresentações começam às 20h45 com Márcio do Boi, seguido pela Batucada, Canto da Mata, Israel Paulain, David Assayag, Sebastião Jr., Boi Bumbá Brilhante, Hamiraldo da Mata e Carrapicho, Renato Freitas e Boi Garanhão, encerrando com Prince do Boi que deverá subir no trio elétrico às 3h30 da quarta-feira de cinzas.

A entrada é gratuita e para acompanhar os shows bem perto dos trios basta vestir o tururi de sua preferência.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus