Siga o Portal do Holanda

Manaus

Braga diz que é preciso explicar apagões

Publicado

em

Por

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), questionou   o ministro interino das Minas e Energia, Marcio Zimmermann, sobre as providências tomadas pelo governo federal para evitar que os recentes apagões registrados em várias regiões brasileiras se repitam e continuem a afligir a população brasileira. O ministro foi o convidado da audiência pública que debateu o assunto nas comissões de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

“Precisamos de mais informações sobre a força tarefa montada pelo governo quanto aos persistentes desligamentos ocorridos no setor, pois isso incomoda os brasileiros e eles não são acionistas e sim usuários do sistema”, disse o senador, em referência às perguntas feitas pelo senador Aécio Neves (PSDB/MG) sobre possíveis prejuízos das concessionárias do setor elétrico com as medidas adotadas pelo Executivo.

Zimmermann respondeu que o governo criou um protocolo, aderido pelas concessionárias, em que elas se comprometeram em aumentar a proteção contra falhas no sistema elétrico. O ministro interino informou que até o início de 2013 serão visitadas todas as instalações estratégicas das empresas fornecedoras de energia para verificar se elas possuem planos de manutenção e se estão adotando procedimentos corretos.

“Não é admissível, como ocorria anos atrás, saber que uma empresa faz um ajuste de proteção no seu sistema e não faz testes funcionais. Isso é uma loucura e por isso criamos o protocolo de avaliação do sistema, que tem recebido o apoio das empresas”, explicou o ministro.

A criação do protocolo do sistema de proteção foi resultado de uma força tarefa criada pelo governo federal após os acidentes nas subestações de energia localizadas em estados como o Distrito Federal, Maranhão, Paraná e Tocantins, que resultaram em apagões nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste no mês de outubro passado.

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.