Avanço na oferta de transplantes no Amazonas

Por

17/05/2012 17h24 — em Manaus

Com a finalidade de incentivar a doação de órgãos no Amazonas, o governador Omar Aziz  e a primeira dama, Nejmi Aziz, lançaram nesta quinta-feira   o site oficial da Central Estadual de Transplantes (www.doeorgaos.am.gov.br). A nova ferramenta é mais uma etapa das ações de fortalecimento da rede estadual de saúde para o avanço na captação de   órgãos  para a realização dos transplantes de coração e fígado.


 “Você não inicia um projeto de doação de órgãos sem estrutura de transplante. Estamos fazendo as coisas ao mesmo tempo: a conscientização da importância de doar com o lançamento do site e os investimentos para a realização desses procedimentos de alta complexidade”, disse o governador, ao anunciar investimentos na ampliação do Hospital Universitário Francisca Mendes, com a construção de uma nova ala para a realização dos transplantes de coração.

“Chegaremos ao ápice da medicina cardiológica. O Francisca Mendes será dotado para se tornar o Instituto do Coração no Amazonas. Isso é uma demonstração que estamos avançando a passos largos. Especialidades nas quais antes a população precisava se deslocar para outros Estados para ter acesso, estamos trabalhando para oferecer. Vamos proporcionar tratamento digno e diferenciado, ajudando a salvar vidas e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, destacou Omar Aziz.

 O Governo do Amazonas já disponibiliza através do Sistema Único de Saúde (SUS) os transplantes de córnea e rim, a partir de doador falecido e também de rim entre vivos. Segundo o secretário de saúde, Wilson Alecrim, a doação é peça fundamental para o sucesso do sistema de transplantes. “No caso das córneas, nós temos quatro vezes mais capacidade de transplantar do que doações. É preciso incentivar as doações, mostrar as pessoas como podem fazer para se tornar doador e facilitar esse processo”, disse.

 

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus