Compartilhe este texto

Amazonas terá 13 novos postos avançados para combate ao tráfico de pessoas

Por Portal Do Holanda

27/04/2011 17h29 — em
Manaus



          O Governo do Amazonas vai instalar em pontos estratégicos de Manaus e de oito municípios do interior, mais 13 postos avançados para enfrentamento ao tráfico de seres humanos, a partir do segundo semestre deste ano. A informação é da diretora do Departamento de Direito Humanos da Sejus, Michelle Custódio.

         As novas unidades, que exigirão investimentos da ordem de R$ 14 milhões das esferas estadual e federal, fortalecerão as ações do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, além de acolher denúncias relacionadas a esse crime. Desde o ano passado, a capital já conta com um Posto Avançado no Terminal Hidroviário do Ceasa, no bairro Mauazinho, zona sul.

As 13 novas unidades, segundo Michelle Custódio, serão implantadas em pontos fixos com fluxo intenso de pessoas. No interior serão contemplados os portos dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Coari, Careiro da Várzea, Parintins e Tabatinga. Esse último foi selecionado por fazer fronteira com outros países, acrescenta a diretora.

Em Manaus, os postos deverão ser implantados no Terminal Hidroviário de São Raimundo, Porto de Manaus, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (terminais I e II) e no Terminal Rodoviário da cidade. “É um projeto ousado, que conta com total apoio do Governo Federal. Mais uma vez saímos na frente em relação aos demais Estados”, destaca Michelle Custódio.

De acordo com a diretora, o projeto dos 13 postos avançados está em andamento desde o início do ano e, atualmente, passa por processo licitatório que visa a compra de material. “Estamos trabalhando para adquirir mobiliário, equipamentos de informática e demais itens necessários ao atendimento ao público dentro das unidades”.

         Rede de enfrentamento - Criado pelo Governo do Amazonas, em 2009, o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas trabalha na formulação de políticas para o combate ao tráfico e à exploração de seres humanos, com a meta de erradicar essa prática no Estado. Atualmente, o núcleo atua em conjunto com 30 instituições, oriundas do poder público e da sociedade civil.

         Michelle Custódio lembra que, em menos de um ano de funcionamento, os serviços do Posto Avançado no Ceasa, em Manaus, contribuíram com a condenação de duas pessoas que praticavam esse tipo de crime no Estado. “Esse é o resultado do trabalho protagonizado pelo Governo, que informa e deixa a população mais alerta nesse sentido”, diz.

         A unidade do porto do Ceasa opera com dois profissionais, sendo uma assistente administrativa e uma psicóloga da Sejus, que atendem diretamente aos usuários. De acordo com dados da secretaria, a estimativa é que das cinco mil pessoas que passam diariamente pelo terminal, 10% delas procuram pelos serviços do projeto.

         Além do trabalho instrutivo disponibilizado pelo Posto Avançado do Ceasa, o Governo do Amazonas oferece a população um call center para denúncias referentes ao tráfico nos portos, através do Disque 181, mantido pela Polícia Militar.

         No próximo dia 19 de maio, informa Michelle Custódio, será realizada, em Manaus, a primeira reunião do ano dos componentes do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Na oportunidade deve ser definida a programação de atividades de combate ao crime para este ano, juntamente aos representantes dos 30 órgãos parceiros.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus