Compartilhe este texto

Amazonas amplia Telessaúde nos municípios

Por Portal Do Holanda

29/04/2012 15h25 — em



O Governo do Amazonas acaba de dar mais um passo para ampliar o acesso à saúde no interior do Estado. Ao garantir a instalação de antenas de transmissão via satélite nos 61 municípios do interior do Estado, o governo estende o atendimento por meio do programa de Telessaúde para todo o Amazonas. O programa permite a realização de consultas médicas especializadas, de exames e capacitação profissional, sem que o cidadão que mora no interior precise se deslocar até a capital.



O programa de Telessaúde começou em 2008 com 15 municípios. Somente neste ano foram instaladas mais 42 novas antenas com investimentos de cerca de R$ 3 milhões, numa parceria entre o Governo do Estado e Ministério da Saúde. O equipamento permite a transmissão de dados, de imagens e de voz entre as unidades de saúde nos municípios e o núcleo do Polo de Telemedicina da Amazônia, que funciona no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), zona norte. Por meio desse sistema já foi possível a realização de mais de 134,5 mil exames de eletrocardiogramas, e 580 teleconsultas nas mais diversas especialidades médicas.


“Temos dificuldade de contratar especialistas no interior, pois não há profissionais suficientes e dispostos a trabalhar fora da capital. Por isso, a Telessaúde acaba sendo uma alternativa para vencermos as distâncias e fazer com que o cidadão que mora numa cidade distante possa se consultar com um médico especializado”, observa o governador Omar Aziz.

Além de garantir que todos os municípios tenham Telessaúde, o Governo do Estado está ampliando de 16 para 30 o número de especialidades médicas ofertadas pelo sistema. De acordo com o diretor geral do HUFM, Pedro Elias de Souza, entre as especialidades oferecidas em 2012 estão cardiologia, cardiopediatria, ginecologia/mastologia, pneumologia, endocrinologia com enfoque no tratamento do diabetes, odontologia, patologia clínica, além do programa de identificação das principais causas da cegueira em diabéticos e idosos, projeto que tem parceria com o programa de Telessaúde de Goiás.


 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+