Compartilhe este texto

Sobe para sete o número de pessoas diagnosticadas com doença de Chagas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

09/01/2018 19h16 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou sete casos de doença de chagas nos últimos dias, na cidade de Lábrea, no Amazonas.

De acordo com a FVS, cinco das pessoas diagnosticadas que passam por tratamento em Manaus são da mesma família, mas apenas uma delas está internada na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

 

Nesta segunda-feira (8), a FVS confirmou que a doença foi causada pelo açaí contaminado que foi consumido pelos pacientes. Causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, encontrado nas fezes do triatoma, inseto conhecido como barbeiro, a doença de Chagas pode ser adquirida por transmissão natural, por meio da picada do inseto que, ao se alimentar do sangue da vítima, elimina fezes contaminadas, penetrando no corpo pela pele ou mucosas, ou por transmissão oral, ao ingerir produtos contaminados como o açaí, a bacaba, o patauá e o buriti.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, doença de chagas, Lábrea, Amazonas

+ Amazonas