Siga o Portal do Holanda

Amazonas

SAMU promove curso para servidores da Maternidade Dr. Moura Tapajóz em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192 Manaus), da Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta quinta-feira, 22/11, curso de Suporte Básico e Avançado de Vida em Urgência e Emergência para os servidores da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT). O treinamento, que teve como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da unidade, foi ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e aconteceu no auditório da própria maternidade, em dois horários, às 8h e às 14h.

Na capital, o curso, que apresenta uma síntese teórica do protocolo desde o suporte básico ao avançado, já foi ministrado nas maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho e segue agora para as unidades do interior.

A enfermeira e instrutora do NEP, Leda Sobral, explicou que a ideia para o treinamento nas maternidades surgiu de uma solicitação feita pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) para prevenir a mortalidade materna nos serviços obstétricos do Estado. “Decidimos trabalhar para ampliar o conhecimento, atualizar e capacitar da melhor forma possível os servidores desses serviços de saúde e não poderíamos deixar de incluir nossa maternidade municipal na programação”, afirmou Leda.

O treinamento também foi ministrado pelo médico anestesiologista Jander Araújo e pelo técnico em enfermagem e socorrista Ulisses Oliveira. “A parada cardiorrespiratória pode acontecer em qualquer situação e, em uma maternidade, pode ser da admissão ao pós-parto. Quanto mais breve o atendimento, maior a chance de sobrevida do paciente”, avaliou Ulisses Oliveira.

Segundo a chefe do Núcleo de Educação Continuada e Permanente da MMT, enfermeira Janaína Souza, o treinamento será de fundamental importância para a qualificação técnico-cientifica dos profissionais da maternidade. “Esse curso pode ser a diferença entre salvar e perder uma vida. Trabalhamos em uma maternidade e trazemos pessoas ao mundo. Perder vidas, aqui, não é parte da nossa realidade”, concluiu.

A Amazônia está queimando e Bolsonaro é em grande parte responsável

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.