Compartilhe este texto

Prefeito de Humaitá é preso em operação da PF que investiga ataques no Ibama e Incra

Por Portal Do Holanda

27/03/2018 16h03 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Humaitá/AM - O prefeito de Humaitá, Herivaneo Vieira de Oliveira (Pros), e o vice, Rademacker Chaves, foram presos durante operação “Lex Talionis” deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira(27), no município. Quatro vereadores e dois garimpeiros também foram presos acusados  de incendiar e destruir bens móveis e imóveis dos órgãos públicos federais IBAMA, ICMBIO e INCRA

Segundo a PF, Os ataques ao patrimônio público ocorreram em represália à Operação Ouro Fino, coordenada pela Superintendência do IBAMA, que apreendeu balsas usadas em um garimpo.

 

Durante as investigações, foi possível identificar que garimpeiros junto de alguns políticos do município deram início à manifestação violenta que ocasionou a destruição de bens públicos da União e de bens particulares de servidores públicos federais. Foram obtidos indícios de que os políticos envolvidos incentivaram os manifestantes a depredarem os bens dos órgãos públicos.   Polícia Federal identificou as autoridades políticas e também alguns dos executores dos atos criminosos.

Os danos aos bens públicos causaram prejuízo avaliado em R$ 1.101.052,87 (um milhão, cento e um mil, cinquenta e dois reais e oitenta e sete centavos) para os cofres públicos federais. Foram cumpridos 28 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. São 15 (quinze) mandados de busca e apreensão e 13 (treze) de prisão temporária.

Os crimes investigados (associação criminosa e dano qualificado) preveem penas que somadas podem chegar a 6 anos de prisão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: humaitá, operação PF, presos, Amazonas

+ Amazonas