Trump diz que conversa com Lula foi 'muito boa' e indica encontro presencial no Brasil e EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que teve uma “conversa muito boa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o diálogo, realizado por videoconferência, tratou principalmente de economia e comércio entre os dois países. Trump disse ainda que gostou do tom da ligação e que vê boas perspectivas na relação entre Brasil e Estados Unidos.
O norte-americano adiantou que haverá um encontro presencial entre os dois líderes “em um futuro não muito distante”, que pode ocorrer “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”. A videoconferência de cerca de 30 minutos foi proposta durante um rápido encontro entre ambos nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. De acordo com o Palácio do Planalto, foi Trump quem telefonou para Lula.
Durante a conversa, Lula teria pedido que Trump reveja tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal. O governo brasileiro também mencionou possíveis encontros durante a Cúpula da Asean, na Malásia, ou na COP30, em Belém. Até o momento, a Casa Branca não confirmou nenhuma data nem tratativas oficiais para o encontro.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo