Drone israelense mata membro do Hezbollah no Líbano; veja vídeo do ataque
Um ataque de drone israelense matou um membro do grupo Hezbollah no sul do Líbano, nesta segunda-feira (6), segundo a agência estatal libanesa NNA. Câmeras de segurança registraram o momento em que um casal entra em um carro estacionado e, poucos segundos depois, o veículo explode. O impacto assustou motoristas que estavam próximos ao local.
De acordo com as autoridades libanesas, o ataque foi conduzido por Israel e matou a mulher que dirigia o veículo e seu marido. O Ministério da Saúde do Líbano confirmou as duas mortes. O porta-voz do Exército israelense, Avichay Andraee, afirmou na rede social X (antigo Twitter) que o alvo era Hassan Ali Jamil Atwi, descrito como “um elemento terrorista central na unidade de defesa aérea do Hezbollah”.
O ataque ocorre em meio à escalada de tensões na fronteira entre Israel e o Líbano. Há cerca de duas semanas, outro bombardeio israelense matou cinco pessoas, incluindo três crianças, na cidade de Bint Jbeil, também no sul libanês. Desde a trégua intermediada pelos Estados Unidos, em novembro do ano passado, Israel vem realizando ataques frequentes contra posições do grupo apoiado pelo Irã.
O governo libanês enfrenta pressões de países como Estados Unidos e Arábia Saudita, além de opositores internos do Hezbollah, para desarmar a organização. O grupo, que também atua politicamente no país, tem sido alvo de ofensivas israelenses desde o início da guerra em Gaza, em 2024.
ASSUNTOS: Mundo