Compartilhe este texto

Coreia do Norte envia 150 balões com fezes para Coreia do Sul

Por Portal Do Holanda

29/05/2024 9h17 — em
Mundo



Em um gesto provocativo e perigoso, a Coreia do Norte enviou cerca de 150 balões para a Coreia do Sul transportando lixo, fezes e outros objetos, segundo informaram militares sul-coreanos nesta quarta-feira (29). A ação gerou alerta nas regiões fronteiriças e provocou condenação do governo sul-coreano.

Desde terça-feira (28), os balões foram avistados sobrevoando o território vizinho. A imprensa divulgou imagens em que os balões estão presos a sacos plásticos com lixos e fezes.

Segundo analistas, o envio dos balões seria uma retaliação à Coreia do Sul por conta de ações semelhantes realizadas por ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos nos últimos anos. Esses ativistas lançam balões para o Norte carregando panfletos com críticas ao regime de Kim Jong-un, além de cartões de memória com músicas de k-pop e outros conteúdos considerados ilegais na Coreia do Norte.

O governo sul-coreano condenou a ação do Norte, classificando-a como "desumana", "vulgar" e uma clara violação do direito internacional. As autoridades pediram aos moradores das áreas fronteiriças que não se aproximem dos balões e acionem a polícia caso os encontrem.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo