Vacinação para profissionais de saúde será suspensa em Manaus

Por Portal do Holanda

20/01/2021 23h37 — em Manaus

Coronavac (Foto: Divulgação/Secom)

Manaus/AM - A vacinação contra Covid-19 para os profissionais da saúde será suspensa apenas nesta quinta-feira (21) em Manaus, para uma reformulação da campanha nas unidades de saúde, levando em consideração a quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 34% dos profissionais da área de Saúde no Estado.

Os critérios que vão definir quais são os profissionais que terão prioridade para receber essas primeiras doses e quais as unidades de saúde prioritárias serão discutidos em uma reunião com o Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da Covid-19, integrado pelos três níveis de gestão – federal, estadual e municipal. E, após isso, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Semsa reprogramar a vacinação nas unidades.

A lista nominal é uma determinação do TCE ao governo estadual e municipal após denúncias de favorecimento a pessoas que não fazem parte do grupo prioritário na campanha de imunização.

Neste primeiro momento, deve ser priorizado o profissional das unidades de referência, de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade. A exceção é para os profissionais do Samu, única categoria que vai receber a vacina ainda nesta quinta-feira (21).

Os profissionais que já foram vacinados devem receber a segunda dose da vacina.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus