Tadeu de Souza admite possibilidade de disputar o governo do Amazonas em 2026

Manaus/AM - O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), afirmou que pode concorrer ao Governo do Estado em 2026, caso haja um alinhamento dentro de seu grupo político. Durante entrevista após a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ele destacou que sua candidatura dependeria do aval do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e da conjuntura partidária.
A possibilidade surge diante do cenário eleitoral em que o governador Wilson Lima (União) pode deixar o cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga no Senado. Caso isso aconteça, Tadeu assumiria o governo por cerca de oito meses, o que poderia impulsionar sua candidatura à reeleição. Ele ressaltou que sua entrada na disputa dependeria de consenso político e do Código Eleitoral, que determina que, caso assuma o cargo, só poderia concorrer como governador.
“Eu me tornei vice-governador por conta de uma convergência político-partidária, e não seria desproposital nem raro que, novamente, eu me tornasse candidato a governador dentro de um contexto semelhante”, afirmou o vice-governador.
Tadeu também esclareceu que, caso desejasse disputar outro cargo, precisaria renunciar ao mandato, o que abriria espaço para o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), assumir o Executivo estadual. O vice-governador reforçou que sua relação com David Almeida segue forte e que qualquer decisão será tomada em conjunto.

ASSUNTOS: Manaus