Início Manaus Servidor da saúde que faltar plantão fim de ano em Manaus terá falta grave
Manaus

Servidor da saúde que faltar plantão fim de ano em Manaus terá falta grave

Servidor da saúde que faltar plantão fim de ano em Manaus terá falta grave
Servidor da saúde que faltar plantão fim de ano em Manaus terá falta grave

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça que será considerada “falta grave” a ausência nos plantões de fim de ano, que compreendem os dias 24 a 27 e 31 de dezembro de 2020 e de 01 a 03 de janeiro 2021, daqueles servidores escalados para trabalhar nestas datas e que atuem nos Pronto-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades, da rede estadual de saúde. 

A medida é uma prática habitual realizada todos os anos pela secretaria.

A portaria foi publicada no diário oficial da última sexta-feira (18). “Historicamente isso já é feito todo ano, mas com a pandemia, sentimos a necessidade de ressaltar isso e lembrar os servidores da necessidade, porque os servidores têm sido fundamentais nesse momento e têm dado uma resposta espetacular para o combate à pandemia”, afirmou o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.

Normalmente há uma sobrecarga no atendimento de pacientes durante as festas de Natal e Ano Novo nos Hospitais, Pronto-Socorros, Maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) do Estado, por isso, a secretaria decidiu reforçar a orientação aos servidores.

“Os servidores da saúde são essenciais para o funcionamento das unidades de saúde. (...) Então, por sabermos que neste período há a necessidade de ter esses profissionais de saúde ali, nós assinamos uma portaria”, disse Marcellus Campêlo.

Segundo a portaria, uma vez que as faltas injustificáveis nestes dias poderão causar transtornos no atendimento das unidades de saúde, foi estabelecida a “falta grave”.

A punição será de acordo com a Lei nº 1.762, de 14 de novembro de 1986, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas. Conforme o artigo 159, a pena de suspensão é de até 90 dias, com a perda durante esse período de todos os direitos e vantagens decorrentes do exercício do cargo.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?