Samsung anuncia painel virtual grátis de inteligência artificial em Manaus

Por Portal do Holanda

29/10/2020 12h54 — em Manaus

Ocean, em Manaus, está situado nas dependências da UEA - Foto: Divulgação/UEA

Manaus/AM - Nesta quinta-feira (29), a Samsung apresenta um painel virtual sobre inteligência artificial na quinta edição do Ocean Academy Talk, modalidade que integra a agenda de cursos online e gratuitos do programa de inovação Samsung Ocean. O evento terá a participação de cinco especialistas da área e está marcado para começar às 20h (de Brasília). As inscrições podem ser feitas pelo site www.oceanbrasil.com ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store. O número de vagas é limitado.

A inteligência artificial, também conhecida como IA ou AI (sigla em inglês), tem o objetivo de reproduzir a inteligência humana em meios eletrônicos. Os robôs e softwares analisam dados e são capazes de perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas, operando em uma lógica semelhante ao raciocínio humano, com atribuições significativas em diversas áreas. O painel promovido pelo Samsung Ocean tornará possível compreender um pouco mais sobre os conceitos e as diversas aplicações da IA, apresentando seus princípios e impactos.

"Nessa edição do Ocean Talk, especialistas apresentarão uma visão mais profunda e enriquecedora sobre um tema que gera impacto nos empregos tradicionais e já faz parte do nosso cotidiano. A inteligência artificial é vista em fábricas e hospitais, por exemplo, ou em mecanismos de sugestão para compra de produto ou escolha de filme ou série para assistir. Alguns jogos já utilizam algoritmos de IA para monitorar o comportamento dos jogadores, permitindo ajustes na narrativa e no grau de dificuldade", analisa Eduardo Conejo, gerente sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Os participantes do Ocean Talk deste mês serão Maurício Figueiredo, doutor em Ciências da Computação e pesquisador do Samsung Ocean Center; Almir Kimura Junior, mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Administração e responsável pelo laboratório de prototipagem do Ocean Manaus; Sylker Telles, doutor em Filosofia com foco em Estratégia de Design pela Universidade de Kyushu, no Japão; Tiago de Melo, mestre em Ciência da Computação, doutor em Informática pela Universidade Federal e pesquisador do Samsung Ocean Manaus; Mário Bessa, pesquisador do Samsung Ocean e professor da Universidade do Estado do Amazonas no Curso de Engenharia de Computação.

Link Ocean: http://www.oceanbrasil.com/