Prefeitura culpa corretor por nomes suspeitos no Auxílio Manauara
Por Portal do Holanda
03/03/2021 12h25 — em Manaus

Manaus/AM - Após pressão sofrida por causa de uma série de nomes suspeitos que consta na lista de aprovados do Auxílio Manauara, a Prefeitura resolveu se pronunciar e colocou a culpa dos erros no sistema de corretor ortográfico.
Em nota, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), afirma que “ o processo de inscrição do benefício é autodeclaratório, ou seja, de autoria da pessoa que solicitou o auxílio”. O órgão explica que no momento do cadastro a pessoa pode ter digitado o nome errado ou o corretor pode ter modificado o nome por reconhecê-lo como erro de grafia.
A Semasc diz ainda, que a verificação do cadastro é feita com base no número do CPF, e por isso, mesmo que haja erro de digitação no nome, o cadastro do beneficiário será aprovado se o CPF estiver regular junto à Receita Federal.
A pasta alega também que os sobrenomes aparecem escritos corretamente, o que teria ajudado na identificação dos beneficiários, mas o Portal do Holanda também encontrou alguns sobrenomes duvidosos como: De Los Angeles, Lima 22, Email, De Lares e Chota.
Vale destacar que na concessão do Auxílio Emergencial, do Governo Federal, é realizado o cruzamento de dados de cada solicitante. O processo checa CPF e nome para ver se há total correspondência entre ambos, o que diminui o risco de fraudes no sistema.
Veja também


CPI da Covid mira Bolsonaro, que manda PGR enquadrar governador do Amazonas
