Prefeitura culpa corretor por nomes suspeitos no Auxílio Manauara

Por Portal do Holanda

03/03/2021 12h25 — em Manaus

Erros são bizarros - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Após pressão sofrida por causa de uma série de nomes suspeitos que consta na lista de aprovados do Auxílio Manauara, a Prefeitura resolveu se pronunciar e colocou a culpa dos erros no sistema de corretor ortográfico.

Em nota, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), afirma que “ o processo de inscrição do benefício é autodeclaratório, ou seja, de autoria da pessoa que solicitou o auxílio”. O órgão explica que no momento do cadastro a pessoa pode ter digitado o nome errado ou o corretor pode ter modificado o nome por reconhecê-lo como erro de grafia.

A Semasc diz ainda, que a verificação do cadastro é feita com base no número do CPF, e por isso, mesmo que haja erro de digitação no nome, o cadastro do beneficiário será aprovado se o CPF estiver regular junto à Receita Federal. 

A pasta alega também que os sobrenomes aparecem escritos corretamente, o que teria ajudado na identificação dos beneficiários, mas o Portal do Holanda também encontrou alguns sobrenomes duvidosos como: De Los Angeles, Lima 22, Email, De Lares e Chota.

Vale destacar que na concessão do Auxílio Emergencial, do Governo Federal, é realizado o cruzamento de dados de cada solicitante. O processo checa CPF e nome para ver se há total correspondência entre ambos, o que diminui o risco de fraudes no sistema.


 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus