OMS diz que variante encontrada em Manaus está presente em 52 países

Por Portal do Holanda

14/04/2021 15h49 — em Manaus

Imagem ilustrativa. - Amostra de células de um paciente infectado pelo coronavírus. Foto: NIAID/NIH

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante P.1 do coronavírus, descoberta inicialmente em Manaus, já está presente em 52 países.  

A variante é considerada mais transmissível e pode estar associada ao aumento das taxas de letalidade em pessoas com mais de 20 anos do país, segundo informou a organização.

91% dos casos em São Paulo

A variante P.1 foi de 0% a 91% dos casos de Covid em São Paulo, em um período de 12 semanas, conforme apontou um estudo colaborativo entre os laboratórios da infectologista Nancy Bellei, da Unifesp, e da virologista Marilda Siqueira, da Fiocruz. 

As pesquisadoras afirmaram ainda que da primeira para a segunda semana de março  foi observado uma maior frequência de P.1, de 78,6% para 91,7%. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus