Compartilhe este texto

Variante descoberta em Manaus foi 91% dos casos da covid em São Paulo

Por Portal Do Holanda

09/04/2021 16h46 — em
Brasil


Variante P.1 surgiu inicialmente em Manaus - Imagem: Ilustrativa/Pixabay

A variante P.1, descoberta inicialmente em Manaus, foi de 0% a 91% dos casos de Covid em São Paulo, em um período de 12 semanas, conforme apontou um estudo colaborativo entre os laboratórios da infectologista Nancy Bellei, da Unifesp, e da virologista Marilda Siqueira, da Fiocruz. 

De acordo com o jornal O Globo, o grupo colheu amostras de 60 pacientes com covid do Hospital São Paulo, nas duas primeiras semanas de março. Das amostras colhidas, os responsáveis conseguiram sequenciar 54, e 44, destas foram identificadas como a P.1. 

As pesquisadoras afirmaram ainda que da primeira para a segunda semana de março  foi observado uma maior frequência de P.1, de 78,6% para 91,7%. Além dessa variante, outras duas cepas circulam pela capital paulista: B.1.1.7, que surgiu no Reino Unido, e duas como B.1.1.28 'uma linhagem amplamente difundida durante a primeira onda do Brasil'. 

A Rede Genômica da Fiocruz já encontrou casos da variante "de Manaus" em 23 das 27 unidades da federação do Brasil. 

Coronavac 50% de eficácia contra P.1

Um estudo realizado com quase 70 mil trabalhadores da saúde que atuam em Manaus, mostrou que a vacina Coronavac tem eficácia de 50% comprovada contra a variante P1, que surgiu na capital e se espalhou pelo Brasil.

A pesquisa foi realizada por cientistas e servidores das secretarias de saúde do Amazonas e São Paulo, de especialistas nacionais e internacionais que compõem um grupo chamado Vebra Covid-19. O projeto é apoiado, ainda, pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil