Migrantes fazem curso de português em parceria do Cetam com ONG

Por Portal do Holanda

29/09/2020 12h29 — em Manaus

ONG Visão Mundial fez parceria com Cetam - Foto: Cleudilon Passarinho

Manaus/AM - Venezuelanos estão aprendendo o português graças à parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Organização Não Governamental (ONG) Visão Mundial, por meio do projeto "Ven, Tú Puedes", apoiado pelo Governo dos Estados Unidos (State PRM).

Noventa e cinco venezuelanos se inscreveram no curso "Português para estrangeiros", iniciado dia 17 de agosto e com término confirmado para 25 de setembro. As aulas vêm acontecendo em cinco pontos diferentes de Manaus: Abrigo Esperança, no bairro Novo Aleixo, e Abrigo Shekinah, no Tancredo Neves, ambos na zona norte; Abrigo Nueva Vida, no Parque Dez, zona centro-sul; Abrigo Oásis 1, em Adrianópolis, zona centro-sul; e Abrigo Oásis 2, na Cachoeirinha, zona sul.

O curso é oferecido por meio do Projeto Terceiro Setor, do Cetam, e beneficia refugiados e imigrantes venezuelanos que vivem em abrigos. O Governo do Amazonas tem demonstrado preocupação e cuidado com os vizinhos venezuelanos, para que se adaptem à nova realidade, qualifiquem-se profissionalmente e consigam inserção no mercado de trabalho.

Cursos profissionalizantes

Segundo Aline Navegantes, coordenadora das ações da ONG em Manaus e mestre em Direitos Humanos, a ideia é firmar novas parcerias com o Cetam e ofertar diversos cursos profissionalizantes que atendam às necessidades de homens e mulheres.