Compartilhe este texto

Manaus terá nova versão da Caderneta da Criança para identificar sinais de autismo

Por Portal do Holanda

20/01/2022 18h06 — em
Manaus


Foto: Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

Manaus/AM- A Prefeitura vai adotar em Manaus a diretriz no Ministério da Saúde que, por meio da nova versão da Caderneta da Criança, para identificação de sinais de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. A nova versão deve chegar em março, quando será implementada na rede de atendimento. 
 
A caderneta apresenta um questionário (M-CHAT-R) com 23 perguntas a serem respondidas pelos pais ou responsáveis durante as consultas de crianças com idade entre 16 e 30 meses. A partir das respostas, o profissional de saúde tem parâmetros para identificar se a criança apresenta sinais do espectro autista.   
 
Profissionais de todos os distritos de saúde da capital já foram treinados para o preenchimento do novo instrumento, com o apoio da Sociedade Amazonense de Pediatria e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
  
Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, Ivone Amazonas, o questionário é de rápida aplicação e pode ser utilizado por profissional da saúde (médicos e/ou enfermeiros) no momento da consulta da criança na rede municipal.
 
Nesta terceira edição, a Caderneta da Criança também traz uma série de orientações aos pais e os cuidadores a respeito do albinismo, um distúrbio genético, que demanda cuidados específicos. O atual exemplar também reforça as dinâmicas essenciais, que fortalecem a integração de pais e filhos, como o estímulo à leitura.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus