Infectado com variante do Reino Unido esteve em pesca esportiva em Manaus

Por Portal do Holanda

13/05/2021 17h20 — em Manaus

Pesca esportiva - Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) identificou em Manaus, nesta quinta-feira (13), o primeiro caso da variante B.1.1.7,da covid-19, encontrada no Reino Unido. 

De acordo com a FVS, o paciente tem 46 anos, residente no estado de São Paulo e foi atendido no dia 22 de abril em unidade da rede pública de saúde em Manaus. Ele estava na capital para prestar serviço em uma empresa do Polo Industrial de Manaus.

Ainda de acordo com a FVS, o paciente esteve em atividade de pesca esportiva durante estadia em Manaus. Já com o diagnóstico, o homem retornou para o hotel onde estava hospedado, afastando-se das atividades profissionais e retornando para São Paulo em 10 de maio. A equipe da FVS-AM, responsável pela investigação do caso, buscou novo contato com o paciente para monitoramento.

Foram coletadas 12 amostras de secreção de nasofaringe para diagnóstico, por meio de exame RT-PCR, de contatos próximos ao paciente. As amostras foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz: Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). A investigação epidemiológica constatou que nenhum profissional da empresa, que o paciente entrou em contato durante o serviço, apresentou sintomas gripais no período no qual o profissional esteve na empresa. Não foi constatado, ainda, afastamento de profissionais no período de 10 de abril até esta quinta-feira (13/05).

Ainda entre as ações, foram realizadas orientações para a empresa quanto à adoção de protocolos para testagem dos profissionais terceirizados vindos de outros estados, em 48 horas antes de se apresentarem na empresa. Além disso, foi reforçada a importância do uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos e afastamento em caso de sintomas gripais.

Notificação - A equipe do Cievs estadual, desenvolve investigação epidemiológica, rastreio de novos casos e monitoramento de possíveis novos casos da variante. É importante ressaltar que a B.1.1.7 tem importância epidemiológica, sendo identificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido em 14 de dezembro do ano passado e notificada em mais de 62 países.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus