ICAM oferta novos serviços de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas

Por Portal do Holanda

01/10/2020 10h11 — em Amazonas

Foto: Diego Peres / Secom

Manaus/AM - O Governo do Amazonas anunciou na quinta-feira (1) a oferta de novos serviços no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), como a realização de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, que até então eram realizadas em outras unidades mistas da rede estadual.

A Unidade Semi-Intensiva do ICAM também teve ampliação na oferta de leitos, passando de quatro para sete no total. O instituto ganhou, ainda, mais uma enfermaria para pacientes pré-adolescentes.

“O ICAM está recebendo três novos leitos de semi-intensiva e também 11 leitos na enfermaria para atendimento de adolescentes. Havia uma carência de atendimento para esse público, que nós estamos sanando com essa estrutura que a gente monta aqui no ICAM, que é referência no atendimento à pediatria”, disse o Governador Wilson Lima.

Wilson Lima também destacou as sete desospitalizações realizadas somente neste ano na unidade, possibilitando que pacientes internados há anos no local pudessem retornar para casa, com todo o suporte necessário.

A estimativa é que o ICAM realize até 60 cirurgias ortopédicas por mês. Os procedimentos serão de caráter eletivo, para crianças que já passaram por atendimento de urgência e emergência em prontos-socorros.

A diretora Ana Cristina Oliveira explicou que, até então, esse tipo de cirurgia ortopédica era realizada no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, unidade que atende também pacientes adultos.

“Assim, não atenderemos mais esses pacientes no mesmo espaço dos adultos”, disse a diretora. Segundo ela, o serviço de ambulatório em ortopedia da unidade já está funcionando.

As cirurgias oftalmológicas que serão realizadas no ICAM também são de caráter eletivo. Antes, esse serviço era realizado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus. A meta é realizar 20 cirurgias oftalmológicas por mês.