FVS realiza ação para combater dengue, malária, zika e chikungunya em penitenciárias de Manaus

Por Portal do Holanda

26/11/2021 22h35 — em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RC) realizaram, de segunda-feira (22) até esta sexta-feira (26), ação para combater a ocorrência de casos de malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, e de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya).

As ações incluem aplicação de inseticidas para controle da população dos dois tipos de mosquitos, identificação de focos de criadouros e orientação de educação em saúde destinada aos internos das unidades prisionais sobre a importância de manter os espaços livres de focos dos vetores transmissores.

O controle foi realizado no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), nas duas unidades do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), no Centro de Detenção Feminino (CDF), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Cenário epidemiológico – Entre janeiro e outubro de 2021, o Amazonas registrou 13.581 casos de dengue, 187 de zika e 104 de chikungunya. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 8.865 casos de dengue, 41 casos de zika vírus e 106 de chikungunya.

Municípios – As localidades que mais registraram casos de dengue neste ano foram: Manaus (5.564), Tefé (1.152), Envira (675), Iranduba (643) e Manicoré (551).

Tratando-se de zika vírus, os municípios com mais notificações foram: Manaus (124), Tefé (25), Beruri (5), Novo Airão (4) e Presidente Figueiredo (3). Os maiores números de casos de chikungunya foram registrados em: Manaus (162), Tefé (47), Novo Airão (24), Parintins (22) e Beruri (10).

Ações – Além do Programa de Brigadas, a FVS-RCP também realiza outras ações de combate ao Aedes aegypti, como viagens aos municípios do interior para realização de borrifação com inseticidas e capacitações para técnicos para atuação nas ações municipais.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus